Olhar terapêutico
C l a u d e t e d e m o r a i s
Psicóloga –
Claudetedemorais@yahoo.com.br





Papai!Mamãe!
Posso dormi com você?
Apelo constante em muitos lares, acompanhado de chantagem emocional, choros e birras, quando não atendidas, angustiando os pais.
Segundo pesquisa, mais de 35% das crianças de dois a cinco anos de idade querem dormir com os pais, afirmando que estão com medo, de escuro, de fantasma etc. Os medos podem ser outros: deixar de ser o centro, de ser amada, desejo de ter o pai ou a mãe só para si.


O que fazer, como proceder?

O que parece ser um pedido tão inofensivo pode provocar danos psicológicos significativos para a criança e para a relação afetiva do casal.
Correr para o quarto dos pais, por eles ser acolhida, transforma – se em um habito, que poderá estimular medo, insegurança e dependência afetiva. Possibilita a construção de um padrão comportamental que levará os filhos a recorrerem aos pais para sanarem seus problemas.
O medo é um sentimento próprio do ser humano, sendo que os temores infantis, na sua maioria são imaginários, porém devem ser respeitados. É importante um diálogo compreensivo e amoroso com a criança, o adulto falará de seus medos de infância, da forma como os enfrentou, isto servirá de estímulo para ela expressar as suas angústias. Enfatizar que medos e enfrentamentos fazem parte do nosso crescimento. Temos que aprender a lidar com nossas limitações.
É fundamental tranqüilizar a criança e motivá-la para o grande desafio. Vencer o seu medo, para deixar de dormir no quarto dos pais.
Em conjunto elaborarem uma nova estratégia de superação. Usando de sua criatividade, torne o quarto da criança o mais atraente possível. Deixe que ela ajude na nova decoração. Defina regras: se ela tiver medo, você ficara um pouco no quarto dela. Ler estórias, deixar a luz de cabeceira acesa, adotar bichinhos de pelúcia para dormir com ela. Crie um painel para ela registrar suas metas e vitórias, painel este, que você também utilizará para motivá-la e parabenizá-la.
Crie um ritual preparando o ambiente da casa para o descanso, reduzindo o ritmo, estabeleça horários para deitar, que devem ser seguidos e mantidos com perseverança. O sucesso deste desafio dependerá principalmente dos pais, se conseguirem manter uma postura firme.
Ajude seus filhos a vencerem seus medos, pois os medos representam uma prisão de muitos sofrimentos. Você estará contribuindo para a construção de um ser livre, seguro, que certamente ousará voar em busca de seus sonhos.

Fonte: Jornal pagina3, CRIANÇA, UM ESPAÇO PARA A INFÂNCIA.
Coluna: OLHAR TERAPÊUTICO, p.03, outubro de 2011