Cocô na calça!




















Com fúria no olhar, a mãe está a mostrar,
Para a filha de quatro anos, o cocô na calça a cheirar.
Apavorada a filha fica a tremer,
Com medo do que vai acontecer.
Entre gritos e tapas, a mãe fica a xingar.
No quarto escuro, deixa a filha ficar.
Oh! castigo cruel!
No escuro, vem os fantasmas a assustar.
Como fugir do terror, que está a atormentar?
Na testa, o suor a pingar;
Nas pernas, o xixi a escorrer;
Não sabe o que fazer.
O tempo não passa, pensa que vai morrer.
De seus brinquedos começa a se despedir.
No peito uma dor,
No rosto uma expressão de pavor.
Pensa que sua mãe a deixou de amar.
Na escuridão fica a chorar.
A porta se abre, a luz volta a brilhar;
Mais uma vez a mãe faz a filha cheirar,
O cocô da calça, para lembrar,
Que é proibido, cocô na calça fazer.
A mãe acredita que a filha a lição aprendeu.
A filha nunca mais, cocô na calça fez.
O tempo passou, a filha cresceu.
Uma linda mulher se tornou.
Com muitas limitações que a faziam sofrer.
O medo do escuro somava-se a outros medos,
Medo de lugares fechado, sofria de claustrofobia;
Medos que cerceavam sua vida e a alegria de viver.
O trauma do cocô na calça, muitos transtornos provocou.
Com mania de limpeza fica a esfregar.
Tudo tinha que brilhar para a sujeira tirar.
Como tirar as marcas do erro, da reprovação e da condenação?


O episódio do cocô na calça foi determinante para o desencadeamento de todos estes transtornos, que passaram a limitar a vida deste ser.
Aos pais um conselho, as palavras e ações, especialmente na infância, são decisivas na construção da vida de um ser, elas são modeladoras e direcionam nossas escolhas. Nossa vida é o reflexo de nossas escolhas.

*Artigo inspirado em fatos reais*
Autoria, produção e publicação:
Claudete de Morais
Psicóloga CRP/12/01167.

129 comentários:

angélica disse...

olá, seu poema é comovente... minha filha de tres anos e meio ainda faz coco nas calças, xixi ela pede já faz tempo, até mesmo vai sozinha no banheiro, mas coco ela faz nas calças todos os dias... Eu não sei oque fazer... tento não brigar, já tentei oferecer recompensa mas não funcionou... me sinto humilhada, culpada e cada vez tenho mais dificuldades pra lidar calmamente com a situação, me ajuda...

Laços disse...

Eu queria ajuda...Minha filha tem 5 anos e se esconde para fazer cocô. Fica prendendo e faz cocô na calcinha. Ne ajuda, o que eu posso fazer para ajudar, como devo proceder para que ela passe essa fase?

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
sandra disse...

Olá meu filho esta com esse problema vem e vai, ele desde 1 ano de idade tomou muito remédio para uma renite alergica e até operou com 3 anos, de lá pra cá ele sempre foi nervoso não do tipo agitado mais introvertido, desenhava no vento, falava sozinho, chorava por qualquer coisa, mais na escola é inteligente leu com 5 anos, é super responsável até demais um pouco metódico por marca hora pra tudo, muito exigente. hoje tem 8 anos e sempre acho cuecas com sujo de coco, converço e ja briguei, prometi castigo, mas decidi converçar mostrar que sou sua amiga e ele me diz que não consegue segurar e como já sujou ele continua a brincar depois vai no banheiro ou eu pego antes por sentir o cheiro! Já tentei ver se ele se limpa direito ele até já lava a cueca mas não para. Ele só suja não faz tudo na cueca! não sei mas o que fazer! sandragrei@bol.com.br

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Olá Sandra,

Meu filho sempre fez cocô na calça. Mas de um tempo para cá, por causa de um certo incidente, seu quadro piorou bastante.

Certa vez levei-o ao zológico. Na jaula do macaco, fomos testemunhas de uma cena lástimavel. O animal simplesmente defecava nas próprias mãos e arremessava no público. Na hora foi até engraçado, mas semanas se passaram e filho não falava em outra coisa.

Achei que fosse coisa do momento, mas alguns dias depois recebo um telefonema da diretora de sua escolhinha, dizendo que meu filho estava arremessando fezes nos coleguinhas.

Nossa, meu mundo estremeceu. Acabei dando a maior bronca da minha vida. Deixei-o de castigo por dias, mas não adiantou nada.

Agora ele faz com todos. Comigo, com meu marido, os avós, a empregada, o cachorro, o porteiro e qualquer pessoa que apareça no recinto.

Não sei mais o que fazer. Por favor me ajude!

Claudete de Morais disse...

Anonimo! Gostaria de saber o seu nome, como também o seu email, para poder orientar você, no que for possível, entendo sua angustia, penso que seu filho está precisando de ajuda. É importante a maneira como o grupo familiar deve reagir diante deste quadro, aguardo o seu email

Claudete.

Anônimo disse...

Oiiii!
Meu sobrinho de 10 anos de uma no pra cá começou a fazer coco nas calças, já levamos ele em vários médicos pois avia uma denuncia de que teria sido violentado, mas o medico afirmou que não...ele mora com minha tia desde quando minha avó morreu, as vezes fica na nossa casa com minha irmã, meus pais e seu irmão, a situação ta ficando insuportável pois ele faz e demora pra tomar banho.Quinta 08/07/10 tem uma consulta marcada com o procto, vou acompanhar pois sou estudante de farmácia e minha irmã pediu minha companhia. torço pra que de tudo certo!
Agradeço desde já!!!

Anônimo disse...

ola!! meu filho tem quatro anos faz coco tudo na calça e ainda se esconde pra fazer coco! como ele tem intestino preso fica de tres dias sem fazer tbem ele fica muito nervoso !!me ajude

ANA PAULA disse...

OLÁ,GOSTARIA DE UMA ORIENTAÇÃO. MEU FILHO TEM 2 ANOS E 10 MESES E INICIOU A FASE DE FAZER XIXI E COCÔ NO BANHEIRO, MAS DEPOIS DE 2 MESES VOLTOU A FAZER NA CALÇA. O XIXI ATÉ FAZ SOZINHO NO BANHEIRO,MAS O COCÔ É SÓ NA CALÇA SENTADO NO CHÃO E ESCONDIDINHO EM ALGUM CANTO.PEÇO QUE ME DÊ UMA DICA DE COMO DEVO PROCEDER. OBRIGADA

Anônimo disse...

Oi, minha filha de 3 anos me supreendeu fazendo cocô na calcinha, pois ela estava brincando no parque quando de repente se levantou do balanço e começou a fazer cocô. Levei um susto, pois isso nunca mais tinha acontecido e estou preocupada.

galeguita disse...

meu filho tem 3 anos e 8 meses, ele faz xixi no banheiro, mas não aceita fazer coco no vaso e nen no pinico, só faz na calça estou muito preocupada por que ele ja esta estudando e nada mudou, ele faz coco na roupa e não me avisa para limpa.
estou passando por uma situação muito triste. me ajude..........

Psicoterapeuta * Psicanalista * Hipnoterapeuta disse...

Galeguita, não tenho seus dados de contato. Por favor me envie seu e-mail. Abraços Claudete

SUELLEN disse...

BOA TARDE, TBM ESTOU PREOCUPADA COM MEU FILHO TEM 3 ANOS E 3 MESES, TBM NÃO FAZ COCO NO VAZO NEM NO TRONINHO, XIXI ELE FAZ, MAIS COCO NADA, TENTAMOS DE TUDO, NA ESCOLA O MESMO PROBLEMA AS PROFESSORAS TENTAM TENTAM E NADA..EM CASA CONVERSAMOS, ETC... LEVAMOS..POIS ELE FICA SENTADINHO..MAS NAO FAZ NADA, QUANDO LEVANTA FAZ NA CUECA... NÃO SEI MAIS O QUE FAZER, POIS ELE ESTUDA O DIA TODO, QUANDO ESTÁ EM CASA POLICIAMOS, NA ESCOLA TBM..FICO GRATA SE PUDEREM ME AJUDAR..SUELLEN/FOZ/PR

Silvi disse...

Boa noite.
Vejo que nao estou sozinha nessa angustia. Após ler os comentários vejo que muita gente está passando por esse momento complicado com os filhos.
Meu filho tem 2 anos e 7 meses. Já faz xixi no banheiro normalmente mas o coco está muito difícil de solucionar. É muito dificil porque chega um momento que eu realmente me canso pois sao muitos meses que duas vezes por dia tenho que limpá-lo muitas vezes nao só ele mas o chao, o tapete, a cama etc. Estou muito aflita pois estou perdendo o controle e muitas vezes a paciencia e nao quero magoá-lo.Será que a culpa é minha? Será que estou fazendo algo errado? Quero que ele entenda que é do ato de fazer coco na calça que eu nao gosto e nao que eu nao goste dele. Me ajude. As vezes penso que nao sou uma boa mae... silvi.lima@yahoo.com.br

Muito obrigada pela atençao

Anônimo disse...

Oi Dra. Claudete!

Parebéns pelo seu site. Estive lendo as perguntas dos outros e isso me fez ver que não estou sozinha com essa angústia. Meu filho de 3 anos e 9 meses faz xixi no vaso mas o cocô não tem jeito. Só faz na calça. Hoje mesmo eu vi que ele estava começando a fazer e perguntei logo e ele disse que não estava com vontade de fazer cocô. No minuto seguinte fez nas calças. Quando pergunto porque ele não faz no vasinho como o priminho da mesma idade, ele diz que não sabe porque. Eu já tentei de tudo! Premiar, reclamar, contar historinha do cocô e da família cocô no esgoto, ser paciente... Mas agora estou começando a ficar nervosa e sem paciência. Tenho medo de traumatizá-lo. É uma sensação muito ruim pois algo que achava que resolveria logo está demorando. Eu e o pai dele passamos o dia trabalhando. Assim, não estou sempre em casa para acompanhar o processo. O irmãozinho dele está com 1 anos e 3 meses... Será que pode ser ciúme?
Agradeço qualquer conselho ou dica.
Obrigada. patriciacaiaffo@terra.com.br

Anônimo disse...

Ola tambem estou com o mesmo problema minha filha de 2 anos e 4 meses faz xixi no banheiro vai ate sozinha quando esta com vontade, mas o coco nao tem jeito, nao faz de jeito nenhum, nao sei mais o que faço preciso de umas dicas.
meu e-mail é camilagatuna@hotmail.com

elma matos dos santos disse...

ola´, me chamo Elma e estou no mesmo dilema, minha filha de 8 anos não faz coco completamente, mas vive com a calcinha borrada, por conta disso, ja foi ate internada com infecção urinaria, e o pior de tudo e que ela esconde as calcinhas, muitas vezes dentro do seu guarda roupa ou as joga fora, ja fiz de tudo, como colocar de castigo, lavar as calcinhas, mas nada resolve, me ajude por favor, mande-me algumas dicas. emsr35@hotmail.com

marlene disse...

olá, tenho 3 filhos , um tem 12 anos , 8 anos e o ultimo de 9 meses, antes de meu filho caçula nascer muito antes, o de 12 lucas e o de 8 daniel , seguram o que dá e se sujam as cuecas é tremendo mau cheiro e parece que eles nem ligam , primeiro eu acho que seguram para não parar o que estão fazendo por exemplo brincando no computador, já falei, briguei, mais não tem jeito , não sei o que fazer, será que é psicológico ou patológico ou até mesmo servengonhice. por favor me responda email - marleneperinelli@ig.com.br
agradeço , desde já.

Anônimo disse...

meu filho de 3 anos esta fazendo xixi na calca, assim que tirei a fralda ele aprendeu certinho, agora tem feito na cueca nem q seja um pouco, depois corre pro banheiro, o que será? karulinaborges26@hotmail.com

Anônimo disse...

OLÁ...MEU NOME É LAURA TENHO UMA FILHA DE 7 ANOS E 8MESES É UMA CRIANÇA LINDA, SAUDAVEL INTELIGENTE,MAIS ESTOU DESESPERADA POIS DESDE DE Q SAIU DA FRALDAS ISSO COM +OU- 3 ANINHOS O EPISODIOS DE XIXI E COCO NA CALÇA NÃO ACABAM....JÁ TENTEI DE TD CONVERSAR, BRIGAR, XINGAR MAIS ND ADIANTOU E MEU DESPERO SÓ AUMENTA POIS COM A FREQUENCIA DESSES ACONTECIMENTOS Q NUNCA ACABAM Ñ SEI POR ONDE COMEÇAR P/ PODER AJUDA LA A SUPERAR ESSA FASE, COMO DEVO, AGIR, INVESTIGAR OQ ESTÁ ACONTECENDO? OBRIGADA....lauracmonteiro@hotmail.com

Cintia Nicolau disse...

Olá Dra! Meu nome e Cintia e enho um filho de 2 anos e 3 meses e antes de completar 2 anos ela já não usava fraldas nem mesmo durante a noite, porém veio o frio e ele começou a fazer xixi pelo menos 2 vezes durante as noite e por isso voltei a usar a fralda noturna, não sei se foi a decisão correta, mas não sabia o que fazer, pois as noites eram frias e ele acordava igual a um picolé...bom, além dese problema tenho também problemas como o coco, ele nunca pediu pra fazer coco no vaso, já comprei troninho, piniquinho musical e udo quando eu e o ai vamos ao banheiro nós o levamos para ver, mas não tem adiantado muito...e isso é algo que irrita muio uma mãe, tento manter a calma mas ás vezes é inevitável e não tem como não brigar depois de 2 ou 3 cocos na calça...pelo amor de Deus, me dê uma luz e me ajude a ajudar o meu filho....

Obrigada!

Cintia Nicolau
cintia.nicolau@hotmail.com

Anônimo disse...

Olá meu filho tem 3 anos e 5 meses e so faz coco nas calças, ainda para piorar de pouquinho em pouquinho não sei mas oque fazer me da uma dica por favor. Uma abraço obrigada.
Luana Vieites

luanavieites@hotmail.com

Anônimo disse...

ola meu filho tem 3 anos e nove meses ele é adotivo nunca fez coco no banheiro nem no piniquinho o xixi desde os dois aninhos faz no banheiro normal nao usa fraldas nem para dormir ,mas o coco sempre na cueca se esconde no quarto abre a porta do guarda roupa e faz no canto escondido quase dentro do guarda roupa eu não sei mais o que fazer ja fiquei meia hora no banheiro com ele ele tem pavor do vaso sanitario tem nojo de limpar o bumbum chega a quase vomitar de nojo ja prometi brinquedos chocolates nao adianta ,ja conversei ,briguei ameacei de castigo ele é um menino esperto pra tudo nao sei mais o que fazer estou cansada extressada com esta cituaçao me ajude por favor o que tenho que fazer desde ja obrigada. meu email claudiabajaque@_hotmail.com

Anônimo disse...

Olá , tenho um filho que completará 12 anos etambém ainda faz coco nas calças.Estou desesperada, canso de conversar,flar,fiquei brava,não adianta,o que faço,ja´agi até de forma enérgica nestes últimos tempos acreditando,como outra forma de abordagem.O que é prob.psicológicos,preguiça ou disfunção? omédico não colocou como disfunção.
obrigada, me ajude cartao1@ig.com.br - Lu

Daniela disse...

Olá
Tenho um filho de 07 anos e ele também tem essa dificuldade, eu e meu marido não sabemos mais o que fazer, já bati, conversei, fiz lavar as cuecas, agora vou fazer um acompanhamento com psicologa.
Até quando isso vai durar? Quais consequencias isso irá trazer? Será que quando ele saiu da fase das fraldas, não o ajudei? porque tantas crianças passam por esse mesmo problema?
Me ajude por favor, preciso ajudar meu filho !!!
dani.rte@hotmail.com

Bruna disse...

Olá, me vi em vários relatos de mães que estão enfrentando o mesmo problema, o tal do coco na cueca, meu filho tb saiu da fralda e faz xixi numa boa no banheiro, hj ele tem 3 anos e meio, e faz o coco na cueca, se esconde ou vai longe, tipo fora de casa pra fazer o coco, e depois vem e fala: "Mãe fiz coco", qdo vejo já xinguei e até muitas vezes dei um tapa na hoa do banho,pq isso tá me deixando louca, depois me arrependo,lógico,além desse meu filho, tenho um bebê de 5 meses, então tem hora que eu acho que não dou conta! Já conversei, fiz troca com brinquedo, mas nada adiantou, troninho que toca musica, já o coloquei na privada, contei historinha, mas nada, ainda qdo pergunto onde é pra fazer o coco ele repsponde: "na cueca" nossa... daí eu fico muito brava! O que posso fazer pra ajudá-lo a sair ou passar dessa fase que não está sendo fácil? Pois não aguento mais lavar cueca de coco!!! bru_martinhao@hotmail.com

Anônimo disse...

Ola!

Gostaria de algumas orientações e notei que muitas mães que postaram aqui tem historias parecidas com a minha. Tenho um filho, 3 anos e meio, ele ja faz xixi no banheiro faz bastante tempo, mas na hora do coco, a dificuldade começa... bem, ele nem ao menos quer tentar, Avisa que esta com dor de barriga, pede para colocar fralda, se esconde e volta com o sorriso de fiz coco,(se nao colocamos a fralda, ele simplesmente tranca) ja é dificil que ele deixe limpar, e por algum tempo diziam pra ele que o coco era fedido e nojento. Minha mãe (que cuida dele pois trabalho fora) foi categorica hoje e disse que vai ensinar ele a fazer coco no banheiro, e estou preocupada com o tipo de trauma que isso pode causar na criança.
Gostaria de orientações.

Obrigada

Elaine
elaine.gresser@hotmail.com

Elisangela disse...

Dra, boa noite.

Me identifiquei imensamente com o problema dessas mães e peço sua prinetação para lidar com meu filho de 2 anos e 9 meses. Desde os 2 anos e 2 meses eu tento tirar a fralda dele. O xixi, depois de muito custo, ele deixoud e fazer na roupa e pede sempre para ir ao banheiro. Já o cocô está uma luta. Alguns dias ele pede direitinho, mas na maioria das vezes ele faz na roupa e ainda vem falando "mamãe, eu não fiz cocô na cueca ...". Eu estou muito angustiada, pois já são 7 meses sem sucesso e já não sei mas que técnica usar. me ajude, pois não sei como agir.
Obrigada,
Elisangela (elisangelaa@gmail.com)

Menina Flor disse...

Olá Dra.,gostaria de lhe agradecer por esta página maravilhosa.. Bem.. tenho um flho de 2 anos e 9 meses que desde quando completou 2 anos estamos neste processo de tirar a fraldaa. Acontece que até hoje, ele nunca pediu para fazer, nem xixi e nem coco. Todos os dias faz ambos na calça. Já tentei muitas coisas: recompesas, elogios, castigos, brigas, mas está muito difícil. Muitas vezes me sinto impotente e penso que se não consigo tirar as fraldas dele, não sei se saberei criá-lo adequadamente.
Peço encarecidamente seu auxílio, para que possa descobrir como devo proceder neste caso. Muito obrigada.
Adriana (drimoreaali@gmail.com)

Anônimo disse...

Boa noite Dra.
Estou passando pel mesma situação do coco n calça com o meu filho de 3 anos e 7 meses que saiu da fralda a um ano e meio e já fez até dormindo e não se incomodou. Gostaria muito do seu e-mail para nos comunicarmos. Grata
Alê
alecalabresi@hotmail.com

carla disse...

Bom dia,
Meu nome é Carla e tenho uma filha de 3 anos e 3 meses e já não usa fraldas há alguns meses, nem para dormir. Ela pede direitinho pra ir urinar, senta no vaso sanitário (nunca usou priniquinho, detestava) mas já para defecar ela começa colocando a mão no bumbum, se encosta pelas paredes, abaixa no chão e quando perguntamos se ela que fazer cocô ela sempre nega. Quando vamos ver ela já faz cocô na calcinha e algumas vezes nos fala, mas na maioria dos casos nega que fez o cocô. Já tentamos tudo, desde a conversa até a briga e ameaçar que ela ficaria suja até se assar. ABSOLUTAMENTE NADA fez efeito. Eu e meu marido já não sabemos mais o que fazer.. Espero que possa me ajudar pois estou notando que isto está aumentando assustadoramente. tem dias que ela chega a sujar mais de 6 calcinhas por dia. Desde já agradeço a ajuda e orientação de como lidarmos como problema.

Regina disse...

Bom dia Dra, tenho um filho de 3 anos e 11 meses e está com o mesmo problema, faz xixi no banheiro, mas o coco não. toda vez que pergunto para ele onde é para fazer o xixi diz "no banheiro", mas lá vai a fralda. Na escola a mesma coisa, deixam ele sentado não faz, depois faz na cueca. Já chegou a falar algumas vezes para mim, minha sogra, professoras, que tinha medo. Eu e meu marido achamos que estamos errando em alguma coisa, já brigamos, orientamos, conversamos, castigamos, quando o assunto é coco no banheiro ele muda de assunto. Poderia me orientar?

Anônimo disse...

Doutora Claudete, seu artigo relata parte da minha realidade e isso me entristece , pois reconheco meu fracasso como mãe e me vejo de pés e mãos atadas. Meu filho fará 4 anos no proximo mes e nao consegue fazer coco no vaso. Eu me descontrolo totalmente e ele é muito sistemático, fica chateado por nao conseguir e isso tá virando uma bola de neve.Ele é muito agitado e nao tem paciencia para sentar no vaso. Por favor me ajude.Eu achava que era uma das pouquissimas mães que estava passando por isso, mas parece q nao estou no barco só. Por favor preciso da ajuda de uma profissional como vc. Desde já agradeço.
neguinhamaluca76@hotmail.com

Lígia disse...

Estou muito mal enquanto mãe...
Meu nome é Lígia e sou mãe de uma meininha de 2 anos e 7 meses que a cerca de 1 mês já vai espontaneamente no banheiro fazer xixi. O Cocô ela já fez no vaso sanitário (detalhe: ela não quis pinico, usa redutor de assento) mas não faZ mais... é todo dia 2 ou 3 vezes na calcinha.. Ela já vai à escola e isso tem sido um verdaeiro problema em nossas vidas. Ela sabe que vai fazer coco, mas se nega em ir ao banheiro.. Por favor, doutora, me ajuda!! Eu estou arrasada enquanto mãe... Meu email é ligiaremaeh@globo.com

Debora disse...

Boa tarde Dra. Estou passando pelo mesmo problema, meu filho de 3anos e 7meses ainda faz coco na roupa, ja tentamos diversos metodos para corrigi-lo inclusive com uma psicologa aqui de nossa cidade. Porem, nada adiantou, buscamos ajuda.

Desde ja agradecemos.

debora@poltronierirosa.com.br

Anônimo disse...

Nao sei nem por onde começo, mas ai vai algumas informações de uma mãe desesperada. Meu filho tem 9 anos e ainda faz coco na calca. Já perdi minhas forcas e esperança, triste uma mãe dizer isso, mas as minhas fontes já se esgotaram. Já tentamos de tudo entre o certo e o errado e nada funciona. Tratamento com conselheiro, sistema de recompensa, punição, compreensão, dialogo, ignorar, castigo e nada funciona. Por favor me ajude a ajudar meu filho.

Claudete de Morais disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Psicoterapeuta * Psicanalista * Hipnoterapeuta disse...

Anonimo! Gostaria de saber o seu nome, e seu email, para poder orientar você, no que for possível.Aguardo o seu email

Anônimo disse...

Estou com o mesmo problema .. meu filho de 2 anos e 2 meses. esta saindo das fraudas + durante o dia so usa o piniquinho faz xixi sozinho ele sai correndo e faz, so que coco ele so faz no chao escondido, nao sei oque fazer! Preciso de ajuda por favor! meu emai e camiladalcin@mail.com

Anônimo disse...

Olá meu filho tem 10 anos vai fazer agora 11 e ele desde 4 anos borra as calças...já não sabemos mas o que fazer por favor nos ajude...

Anônimo disse...

Olá. Temos uma filha de 4 anos de idade. Por quatro anos ela ficou junta de minha esposa. E, agora, a mãe começou a trabalhar na parte da manhã e, a tarde, busca na creche. Houve um desfraudamento normal, porém, de um mês para cá ela regrediu. Estamos tentando todos os métodos para reeducá-la, mas... está muito difícil. O que fazer? Abraços e adoramos esse blog, pois permite fazer contato com um especilista.

Psicoterapeuta * Psicanalista * Hipnoterapeuta disse...

Anonimo! Gostaria de saber o seu nome, e seu email, para poder orientar você, no que for possível.Aguardo o seu email

Eresônia disse...

Ola, meu filho tem dois e meio, desfraldou faz 3 meses, estava indo muito bem, pedia pra ir ao banheiro, e muitas vezea ia até sozinho, mas de uns 15 dias pra ca se nega de ir ao banheiro, faz coco e xixi na calça, ja prometi presente, o pai da chinelada na bunda, pergunto pra ele antes de ele ir para a creche se ele vai no banheiro, ele responde que não. Percebi que começou qdo foi no banheiro e doeu, ficou com medo, ai ele começou a segurar até fazer na calça e com isso ele fica assadinho, dói na hora de limpar, lavo bem, passo pomadinha, mas nada resolve, o que faço? Sônia - eresonia@hotmail.com

Anônimo disse...

Nossa... lendo o poema é que vi o que tô fazendo com meu filhinho. Ele tem 2 anos e 7 meses desfraldou com 2 anos e 4 meses, foi super fácil, ele aprendeu direitinho, mas agora voltou a fazer coco na calça, simplesmente parou de pedir. No inicio eu conversava, explicava, mas de uns tempos prá cá ando sem paciência, sei que totalmente errada, grito com ele. Como ele fica o dia inteiro na creche perguntei a professora se estava acontecendo algo de diferente para ele ter começado com esse comportamento, ela disse que ele faz isso para chamar a atenção se vingar, quando ela coloca ele para pensar, quando fez algo errado, mas e em casa sem motivo ele faz isso, quando tudo tá bem, ele esta brincando e de repente faz tudo na calça. Você pode me orientar por favor? Agradeço muito a ajuda! veralcon@hotmail.com Obrigada!!!

Ge disse...

Olá , estou com o mesmo problema de todas as mães tenho uma filha de 7 anos e ela esta fazendo coco nas calças , já conversei já briguei mas na verdade estou perdida sem saber o que fazer, ela é uma ótima menina amorosa, risonha e o pai dela teve outra filha agora com 2 meses queria saber si pode ser esse o fato, e tem mais confesso que não sou muito paciente as vezes perco a noção mais ai já é tarde, Agradeço muito a ajuda !gecianesouza@hotmail.com

Anônimo disse...

acho que meu problema é mais sério, meu filho tem 22 anos, tratou dos 07 aos 14 para parar de fazer côcô na roupa, superou por um tempo e agora está fazendo de novo, é saudável, inteligente, mas não está conseguindo dar sequencia em nada, se limita a ficar jogando no computador, ah fuma desde os 15 anos(até os 17 era escondido), o pior é que ele não se preocupa em tomar banho quando faz côcô na roupa, o que posso fazer para ajudá-lo, em que médico devo levá-l0

Angela disse...

Oi seu poema é simplesmente lindo e comovente... meu filho de quatro anos e quatro meses ainda faz coco nas calças, xixi ele pede já faz tempo, até mesmo vai sozinho ao banheiro, mas coco ele faz nas calças todos os dias... na verdade ele começa na calça quero dizer ele suja calça todo o dia. Daí percebemos elo cheiro e levamos ele ao banheiro daí ele termina. Eu não sei o que fazer, tento não brigar, já tentei oferecer recompensa mas não funcionou me sinto culpada e cada vez tenho mais dificuldades pra lidar calmamente com a situação, o interessante e que ele e muito inteligente aprende tudo muito rapido mas na questao do coco no banheiro daí a coisa complica. Me ajude por favor!!!! Angela_web@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Bom dia eu pude observar que não sou a unica que esta passando por essa situação!tenho um filho de 7 anos que a um ano vem fazendo cocô na roupa,já tive varias reclamação principalmente da escola.As vezes me sinto culpa por não saber como ajuda-lo já estou passando ele pela pediatra que me recomendou usar fralda geriatríca nele eu achei um absurdo e não acho que realmente vai ajudar!vi também que as crianças acabam sendo as maiores vitimas de piadas e gozações.O que me deixa muito triste,gostaria de saber como ajudar meu filho.Vi também que castigar não ajuda e pode até piorar.Estou tentando uma vaga no posto para psicologo mais já sei também que vai demorar um pouco.Desde de já te agradeço e que Deus abençoe sua vida para que vc possa continuar ajudando mães assim como eu bjss lu. inesquesivel_soueu@hotmail.com

Anônimo disse...

Obrigada, pois seu poema me mostrou que estou fazendo tudo errado.Tenho um filho de 3 anos que se recusa a fazer cocô no banheiro, só faz na cueca. Xixi ele pede ou vai sozinho. Toda a vez que ele suja as calças eu brigo, já bati e até ameacei de "devolve-lo para o hospital onde nasceu" o coitadinho chora... sei que a culpa não é dele, mas não sei mais o que fazer.PRECISO DE AJUDA

Michele disse...

Me ajude por favor, meu filho 3 anos e 3 meses ele começou a sair das fraldas com 2 anos e 8 meses ele começou a fazer coco no vaso e xixi não, depois começou a fazer xixi no vaso e coco na cueca e ainda não que limpar, estou muito preocupada, ja briguei, conversei, não sei o que fazer!!!socorro!!!
michelerm@ig.com.br

Psicoterapeuta * Psicanalista * Hipnoterapeuta disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Psicoterapeuta * Psicanalista * Hipnoterapeuta disse...

Ola Anonimo do dia 10 de maio. Gostaria de saber o seu nome, e seu email, para poder orientar você, no que for possível.Aguardo o seu email.

ATT Claudete de Morais

manuela disse...

Socorro doutora Claudete!

Seu poema me deixou mais apavorada! Pois eu já fiz isso tudo com minha filha de 5 anos, estamos sofrendo demais (eu e ela)pois não tenho dinheiro para leva la a um psicologo, estou buscando ajuda na internet, ela faz xixi no banheiro, mas só faz coco em pé, fica sentada no piniquinho ate dormir, mas não consegue, só chora, aí levanta e faz na calcinha, me ajude, me dê uma luz. obrigada MAnuela
meu email (multmanu@hotmail.com)

Carla disse...

Dra. Claudete, boa tarde!
Tenho um filho que completa 3 anos em julho. Ele já faz o xixi no vaso, no penico, numa boa sem reclamar, mas o coco ele não consegue. Eu e meu marido já fizemos de tudo (ler historias, pintura, ver tv, conversar) e nada surtiu efeito. Ele não pede para ir ao banheiro. Temos que levá-lo sempre. Como sei os horários, inclusive do xixi, eu o levo. Se não levar, ele faz xixi na calça também, não pede. Não consigo entender porque ele tem esse bloqueio. Já iniciamos o processo em fevereiro deste ano e o único avanço é que ele faz o xixi se colocarmos ele para fazer. Fora isso, só faz o coco escondido, embaixo da mesa, atras do sofá. Já tentei fechar a porta e deixá-lo sozinho no banheiro também, mas não funcinou. Gostaria de uma orientação.
Carla
Meu e-mail: csantanadecarvalho@hotmail.com

Anônimo disse...

Estou realmente impressionada. Quando a gente passa por alguma dificuldade, tendemos a achar que somos os únicos no mundo que têm problemas, mas ao ler os inúmeros emails encaminhados para a doutora Claudete percebi que tem um monte de gente passando pelo mesmo sufoco que a minha família! Digo minha família pq todos sofrem, tanto eu quanto meu marido e principalmente a minha filha. Então a história é a seguinte: temos uma filha de 3 anos e meio e um filho com 8 meses. Quando eu estava grávida do segundo filho, nem tentei tirar as fraldas da Helena, pois imaginei que não era o momento apropriado. Depois que o Bernardo nasceu, esperei 3 meses, e quando a Helena completou 3 anos, tirei a fralda diurna dela. Por dois meses foi tudo perfeito, ela fazia xixi e cocô na patente sem escapar quase nunca. Até que ela parou de fazer cocô na patente e só faz na calcinha, desde fevereiro. O xixi está ok, ela faz direitinho até sozinha. O relato é muito semelhante a vários que eu li aqui: se esconde num cantinho, diz que não está com vontade, e daqui a pouco está com a calcinha cheia de cocô. Tentamos diversas técnicas, como dar figurinhas de um álbum toda vez que ela fizesse cocô na patente, levar na patente e deixá-lá lá até que fizesse cocô, colocar supositório pra que fizesse cocô... Enfim, a minha preocupação maior é com o significado disso e como evitar que esse problema a traumatize, pois tentamos cria-la de modo que venha a ser uma adulta bem resolvida, e não cheia de problemas advindos da infância! Estamos cansados e ainda estamos começando a enfrentar problemas entre eu e meu marido, pois discordamos em relação à conduta que deve ser seguida; ele é mais firme e tende a repreendê-la, eu já acho que repreender é pior e fico mais neutra, limpo ela, troco a roupa e digo que isso acontece e que uma hora ela vai conseguir fazer cocô na patente. Concordamos então que o certo é ter um conselho profissional, para que possamos agir da maneira correta e falarmos ambos a mesma língua. O meu email é carolinaendo@ gmail.com, o do meu marido é rcmichel@terra.com.br. Agradecemos muito se puderes nos ajudar!

Cristiane Lourenço disse...

Olá Dra
Tenho o mesmo problema com meu filho de 4 anos, estou um pouco cansada. Não bato, nem coloco de castigo, mas fico estressada. Fico ansiosa e preocupada com receio dele ser humilhado pelo amiguinhos. Por favor me mostre um caminho, uma luz.
andrecrislourenco@hotmail.com

Gabi disse...

Bom dia Dr.a
Estou desesperada e em mais uma tentativa para ajudar o meu filho encontrei seu site na internet. As questões levantadas assemelham-se bastante às do meu filho, ele tem 2 anos e 7 meses e desde o 1 ano e 9 meses que não usa fralda, só para dormir à noite e por mera preecaução. No entanto quando ele tinha 1 ano e 11 meses entrou para a creche e embora não tenha sido de imediato começou a fazer cóco na cueca, tentamos de tudo...e ultimamente nem uma unica vez faz no potinho e este fim-de-semana como estava determinada a que ele fizesse no pote ele prendeu o cócó de tal maneira que fugia e não fez causando dores de barriga, pf. ajude-me

paty disse...

Dra. me ajude meu filho tem 5 anos e8 meses e borra as calças td dia isso começou há uns 3 meses antes não acontecia,não sei o q fazer!!!Por favor me ajudeee!!

Psicoterapeuta * Psicanalista * Hipnoterapeuta disse...

Ola Gabi,gostaria de saber seu email, para poder orientar você, no que for possível.Aguardo o seu email.

Psicoterapeuta * Psicanalista * Hipnoterapeuta disse...

Ola Paty,gostaria de saber seu email, para poder orientar você, no que for possível.Aguardo o seu email.

Tatiane disse...

Olá, Gostaria de uma ajuda. Minha filha tem 2 anos e 10 meses e desde os 2 anos que não usa mais fraldas e sempre pediu para ir ao banheiro e controla bem as necessidades, porem agora esta fazendo coco na roupa todos os dias. ela fica na escolinha, mas ao finais de semana qdo esta em casa não faz coco de jeito nenhum. Pode ser algum problema psicologico?

Anônimo disse...

Olá claudete o meu e-mail é vaniae.esteves@gmail.com. Obrigado Gabi

Anônimo disse...

boa noite doutora

bon eu tenho um pequeno de 2 anos e 6 messes , acontece que ha quase 2 semanas ele apanhou azeitonas no prato do pai enquanto este se tinha levantado para ir a cozinha e essas azeitonas tinham caroços .
Ora ha coissa de como ele nao fazia nada o pequeno eu pus supositorio de gicerina para o tentar ajudar a evacuar , pois ele retia se por todos os meios e nao queria ir ao penico nem ao sanitario , e chorava muito . Entretanto ha 3 dias fui ao hospital e la fizeram lhe uma lavagem , e mandram me para casa sem nada , nenhum medicamento para lhe dar a fim de evitar novos accidentes , resultado : desde desse dia que ele nao faz nada , encolhe se e reten se muito , chora com dores e eu do meu lado ja nao sei o que fazer , nem mesmo a alimentaçao ten sido a mesma , pois a pediatra deu lhe um regime a seguir e aconcelhou a dar muita agua .
ja nao sei o que fazer estou a beira de um esgotamento porque o meu filho nao quer fazer coco . POR FAVOR SE A DOUTORA PODER DAR UMA AJUDA EU AGRADECIA MUITO ;
mysti_221@live.fr
marisa

Anônimo disse...

Oi, boa noite, meu nome e silmara tenho uma filhinha de 3 anos e 6 meses, a fralda foi a primeira coisa q ela largou, sempre um mocinha, mas de umas semanas pra ca eu não sei o q ta acontecendo, ela faz coco na calça todo dia, ja falei, ja expliquei, e nada, me sinto impotente, pois eu acabo ficando muito nervosa pois isso acontece 3 a 4 vezes por noite, durante dia ela fica na escolinha e começou fazer la tbm, por favor me ajuda não sei mais o que fazer. sil.financeiro@hotmail.com

Anônimo disse...

Boa noite,meu filho tem 9anos e está passando pelo mesmo problema, desde o inicio do ano ele vem fazendo coco nas calças..preciso de ajuda ,ja tentei de tudo...Aguardo um retorno...meu email é: zyzy.borges@gmail.com

minha nova vida disse...

Passo pela mesma situação com meu filho de 6 anos e meio, alias situação recentíssima que, confesso, me assustou muito. No começo eu dizia a ele não haver problemas, pois não queria que ele se sentisse pior do que ja estava. Pois bem, ontem não suportei, dei umas palmadas, briguei com ele, deixei-o sem televisão (o que ao meu ver esta contribuindo para que ele não vá ao banheiro) e mostrei fotos de crianças abandonadas no internet com o intuito de mostrar que ele tem uma vida cercada de carinho, amor e cuidados. Conclusão: ficamos os dois chateados. Peço-lhe orientação, por favor. e-mail: deizefil2006@gmail.com

Anônimo disse...

Esse poema me deixou muito preocupada, mas pude ver ao mesmo tempo que não sou a única a passar por isso, minha pequena também está fazendo coco nas calças, e estou sem paciencia com ela, e sei que não posso, então gostaria de ajuda. Como devo agir??

VANESSA disse...

Meu filho já está com 5 anos e não faz cocô sem ser na fralda, já tentei de tudo, foi muito facil para o xixi, e até para dormir ele desde os 2 anos não coloca mais frauda, mais na ora do cocô ele pede para colocar a fralda vai para traz do sofá e logo pede para tirar quando acaba. Já deixei de colocar fralda e ele ficou uma semana sem fazer coco só fez quando coloquei a fralda nele pois fiquei com medo, necessito de uma orientação. aguardo retorno, meu e-mail: vanessa.m.silva@hotmail.com

Anônimo disse...

Boa tarde Claudete,tenho 22 anos e tenho duas filhas,uma de 4 anos e 3 meses e uma de 11 meses...Essa de 4 anos todos os dias e a todo momento faz xixi e cocô nas calças,percebo quando ela quer fazer pois ela se prende toda e fica com os olhos cheios de lágrima e pra fazer xixi,ela me avisa depois que fez,não vou negar pra vc que já bati,já briguei,já coloquei de castigo,já fiz medo,já pfereci presente,porém de nada adiantou.Converso com ela,explico que os amiguinhos da escola não fazem e que se ela continuar eles irão rir dela mas é com se eu não falasse nada.Já me disseram que pode ser que como ela ver a irmã fazendo,ela quer imitar,não sei,até pra dormir eu tenho que po^r fralda pois ela ensopa a cama,não posso sair com ela que passo vergonha,acham que eu não dou educação.ME AJUDA POR FAVOR!brendaeyasmin22@hotmail.com!!!

Anônimo disse...

Bom dia Claudete. Também passo pelo mesmo problema. Tenho um filho de 4 anos que faz cocô na calça. Quando tinha 2 anos ele só queria fazer na fralda. Eu colocava porque tinha dó dele, pois ficava desesperado. Depois fui tirando a fralda, mas ele prendia e ficava até 7 dias sem evacuar. Fui parar até no hospital. O pediatra disse que era tudo da cabeça dele e que fisiologicamente não tinha problema nenhum. Depois fui ensinando a usar o vaso e no início ele fazia na cuequinha e depois foi aprendendo a usar o vaso. Isso ficou mais ou menos um ano. Faz uns 2 meses ele voltou a fazer na cuequinha, tem medo do vaso e fica em pânico e fala que a água do vaso vai acabar porque fico dando descarga e só faz na cuequinha e me avisa e pede para limpar. Ele não tem nojo do cocô. Estou fazendo terapia com ele, mas não está adiantando. Eu gostaria de uma orientação sobre o que fazer. Meu e-mail é nbrisa@ig.com.br. Obrigada

Laryssa disse...

Ola, meu filho tem 3 anos, tento ensina-lo a fazer coco no vaso desde dos 2 anos, e no inicio eu o levava correndo quando via que ele abaixava, de repente no meio desse processo ele começou a chorar que nao queria sentar no vaso de jeito nenhum, depois de muita conversa ele melhorou um pouco e tem sentado sem chorar, mais nao faz no vaso de jeito nenhum..nesse 1 ano de tentativa ele so me pediu pra fazer coco uma vez, fiquei muito feliz achando que uma nova etapa estava começando, mais nunca mais pediu, e agora quando abaixa ele disfaça para nao percebermos que ele esta fazendo coco, e se ainda assim corro com ele para o vaso ele nao faz, e o pior é que qndo falo pra ele fazer forCinha que o coco vai sair, as vesea ele ate faz mais nao sai nada, ai quando deixo ele sair do vaso, passa alguns minutos ele faz na calça..ja tentei de todas as tecnicas, ja fiquei com ele convrrsando e contando historia, ja deixei ele sozinho com os livrinhos, ja tentei premia - lo, ja comprei adesivos para cada vez que ele fisesse poderia colar um, ja tentei guardar o carrinho preferido ate que pedisse pra fazer coco, ja tentei pedir que ele se limpasse sozinho( claro que eu o limpava em seguida), e o principal que eu nunca parei foi de conversar com ele...so que eu estou em um ponto que depois de 1 ano nessa luta, eu estou ficando muito nervosa, as vezes quando ele faz coco nas calças eu saio de perto para respirar fundo, e volto para conversar com ele..estou em total esgotamento e desespero ja! Duas coisas que eu acho importante ressaltar é que ele é uma criança muito tranquila e que quando se conversa com ele, ele aceita bastante as coisas, como por exemplo a chupeta dele, antes de tirar conversei bastante com ele que depois que tirei ele chegou a perguntar por ela mais nunca chorou.. E a outra coisa, é que quando fui ensina-lo a fazer xixi no vaso, ele tbm chorava dizendo que nao queria, ate que um dia eu vi que ele estava com vontade fui para leva- lo no banheiro e estava ocupado, entao corri com ele para o quintal e falei para ele fazer na terrinha, ele novamente chorou que nao queria, entao tive a ideia de dizer para ele fazer xixi na formiguinha que estava na terra, entao na mesma hora ele fez, e durante uma semana e meia mais ou menos ficamos chamando ele para fazer xixi na formiguinha, depois parei com isso e ele seguiu em frente, hoje pedi pra fazer xixi direto e tem ate ficado com a fralda seca durante a noite..gostaria muito da sua ajuda, uma orientaçao que voce pudesse me dar, porque me sinto como se ja tivesse tentado de tudo, e agora estou ficando muito nervosa com a frustaçao de nao conseguir ensina-lo..Obrigada! Meu nome é Laryssa e meu email é laryssabindela@hotmail.com

Luciana disse...

Minha filha de 2 anos e 8 meses tirou as fraldas faz um mês, o xixi tá tranquilo< nem durante a noite faz mais, mas cocô é direto nas calcinhas, ela nem senta no vaso, diz q dói, quando tento colocá-la ela entra em pânico, daí já nem tento mais,então ela va p/ quarto e faz nas calças, não sei o q fazer, mas preciso de ajuda. Obrigada.

Anônimo disse...

Bom dia,
Preciso da sua ajuda! A minha filha tem agora 29 meses e deixou as fraldas tanto de dia como de noite com 21 meses. Despois de ter largado as fraldas nunca fez nem xixi nem cocó nas cuequinhas nem na cama. Acontece que de há uns dias para cá já fez cocó nas cuecas e nem se incomeda com isso. Não houve nenhuma alteração nas rotinas dela, nenhuma mudança. Apenas tem andado contipada estes dias e tem estado muito frio. Ela ainda está em casa com os avós e eles dizem que ela acha engraçada a situação e eles brincam com ela em realção a isso e mostam-lhe as fezes e até lhe dão apra cheirar :-(
Ainda me dizem que não me devo preocupar que um dia passa.
Será que é mesmo assim? ela tem sido muito precoce, começou a falar com 8 meses a andar com 10 meses e deixou as fraldas no espaço de uma semana. Será que é exagero da minha parte já estar preocupada, mas não acho nada normal ao fim de 8 meses começar a fazer cocó nas cuequinhas! Ajude-me por favor!
Obrigado
matilde_santos_pereira@iol.pt

Jaqueline disse...

Dra preciso muito da sua ajuda, meu filho tem 4 anos já faz xixi sozinho no banheiro, mas na hora de fazer o coco ele se nega usar o banheiro quer colocar fralda, e diz que não consegue fazer sentado, chora muito, e quando eu me nego a colocar fralda ele não faz, mas ele já tem o instestino preso por isso fico muito preocupada, já briguei, já conversei, já prometi brinquedos, já fiz de tudo... por favor me oriente.. é um menino perfeito, saudavel, inteligente... mas está dando muito trabalho em relação ao cocô no vaso...
Me ajude obrigada
jaqueoliboni@yahoo.com.br

Anônimo disse...

OLÁ! MEU NETO TEM 4 ANOS, E FAZ COCO NAS CALÇAS. É BLOQUEIO? POIS OS PAIS SAO SEPARADOS E O PAI NÃO O VISITA. A MÃE É ESTÚPIDA E AO MESMO TEMPO AMOROSA. EU ESTOU MUITO NERVOSA TAMBÉM POR CONTA DE TUDO ISTO. AOGRA ELE VAI PARA A ESCOLA. TENHO RECEIO DELE PASSAR POR VEXAMES E MAUS TRATOS POR ISTO.OBRIGADA.

Anônimo disse...

HA! MEU ENAIL ADILA.SEBBA.SANCHES@TERRA.COM.BR. SOU A AVÓ DO MENINO DE 4 ANOS QUE FAZ COCO NAS CALÇAS. XIXI ELE FAZ SOZINHO. OBRIGADA.

Anônimo disse...

Boa noite Dr. Meu nome é Renata, tenho uma filha de 2 anos e 11 meses, ela saiu da fralda com 2 anos e 1 mês, em um dia aprendeu a fazer xixi e coco, apenas a noite que coloco fralda. Porém de uns 4 meses pra cá começou a deixar escapolir um pouquinho na calcinha, agora ela faz xixi tudo na calcinha, já tentei de tudo conversar, brigar, fazer quadro e no final ter recompensa, levar de 15 em 15 minutos, deixar ela perceber e pedir, mais nada está adiantando! Me ajude!!! Aguardo um retorno! renatinhapinho@hotmail.com

ROSEMEIRE disse...

olá ,tenho um sobrinho que faz cocô na roupa ,ele tem 8 anos,e antes ele nÃO isso ,ele começou a fazer cocô na roupa quando tinha uns 5 anos ,minha irmã já chegou a bater ,colocou ele pra lavar a cueca suja e nada adiantou,conversamos com ele ,peguntamos se ele tem medo do vaso sanitário ,e ele diz que não tem medo não ,já prometemos algo que ele deseja em troca de ele parar com isso e nada de ele parar ,como podemos ajudá-lo por favor nos ajude,pois não sabemos mas o que fazer,obrigado.

ROSEMEIRE disse...

olá sou a Rosemeire,esqueci de deixar meu email,para possível resposta de ajuda. bentorosemeire4@hotmail.com

Anônimo disse...

Olá dra,
Sou mãe de duas meninas, a primeira tem 3 anos e meio e a segunda tem 1 ano e 10 meses. A mais velha nunca fez o cocô no vaso ou no penico, sempre na calcinha. Já conversamos (toda a família), contamos história, premiação, perguntamos o por quê e ela se recusa a falar e a ir ao banheiro no momento que está fazendo ou com vontade. Quando estava grávida da segunda filha, posterguei desfraldá-la e a tirar a mamadeira, porque sabia que poderia ter algum tipo de ciúme. Porém agora, estou iniciando a tirar a fralda da segunda e vejo que nada mudou com a mais velha. Estou desesperada e me sentindo muito incompetente, pois fico muito nervosa às vezes, e acabo até dizendo o que não devo. Por favor, peço orientação. meu email: e.lealsalves@gmail.com

Unknown disse...

Olá Dra, passo situação semelhante com meu filho, ele tem 03 anos e 7 meses e só faz cocô na cueca, já tentamos redutor de assento com desenho, brincadeiras no banheiro,mas não tem jeito, ás vezes, ele faz até 03 vezes ao dia na cueca, não tem horário fixo para fazer, não brigo com ele, só as vezes, minha mãe que cuida dele quando não está na escola, ela briga com ele direto, fica rindo, chamando de cagão, que ele vai ser a vergonha da escola, que os coleguinhas vão ficar chamando ele assim, já briguei com ela por isso, não sei mais o que fazer. Meu nome é Michele e meu email é milcarvalho@ig.com.br

eveline disse...

Boa noite Dra, estes texto é muito emocionante, estou passando por esta dificuldade pois minha fihá tem 3 anos e desde que tire as fraldas ela sempre fez as necessidade no vaso, mas desde que tivemos que nos mudar, isso mudou, meu marido foi primeiro para pegar a casa, então eu e ela ficamos esperando e nesta espera tentei distrair minha filha, aí levei ela ao shopping e ela fez coco dentro do parquinto más nas calsas, então eu chamei sua atenção, sujou tudo fiquei chateada, briguei com ela ...depois disso ela fazia no vizinho a x na calcinha e depois fomos para a casa da mãe pois não havia saído a casa ainda ela passou a fazer na calcinha com mais frequência... Ficamos 2 meses longe do pai dela, chegamos na nova casa e ela por algumas vezes fez no vaso e agora só faz na calcinha, Dra me ajuda por favor..evelinemezzomo@hotmail.com

eveline disse...

Desculpa Corrigindo: cocô dentro do parquinho mas nas calças.

Camila Bis disse...

Dra, bom dia! Nosso filho tem 3 anos e meio e a 6 meses que tiramos da fralda, poprem ate hj ele nao faz coco no banheiro. O fato e que ele nem tenta nos avisar e acha graca. Nao sabemos máis o que fazer e a escola tbm ja se incomoda com a situacao. Se puder nos orientar meu nome e Camila e meu e-mail camilabiscouto@gmail.com. Obrigada!

Kenya disse...

Olá boa tarde! Sempre achei que o fato do meu filho de 6 anos fazer coco na cueca fosse apenas negligência da parte dele ou preguiça de deixar o computador, a brincadeira para ir ao banheiro... nunca imaginei que pudesse ser um problema mesmo. Como posso tratar isso ? Já tentamos conversar, recompensar, punir.. enfim já tentei de tudo.. O que vc sugere? Kenya Squilassi
Ksquilassi@yahoo.com.br

cinthia disse...

Dra o meu filho tem 4 anos e 5 meses, em relação ao xixi não tive problema algum em ensina lo a fazer no banheiro, porem o cocô não esta sendo facil.Ele sabe que deve fazer no vaso e até já fez e por um periodo longo mais ou menos 1 semana. Mas regrediu e agora só faz na cueca e se ainda fizesse de uma fez, mas não...faz varias vezes e chega a sujar mais de 5 cuecas no dia.Ja tentei de tudo e de uns tempo pra ca estou perdendo a paciencia com ele o que esta dificultando ainda mais.Reconheço q para ele não esta sendo facil ainda mais a familia inteira cobrando isso dele...Ele meio que esnoba e até tira sarro quando estamos lhe chamando a ateção...ele ri, remenda mas noto que é de nervoso..Meu email é cinthia25_novaes@hotmail.com me ajude por favor!!!!

Nivia disse...

Dra,lendo seu poema ,percebo que aqui em casa está sendo feito tudo errado com minha netinha de 6 anos,que volta e meia faz cocô na calcinha.Não sei o que fazer ,ando muito angustiada com essa situação.O que fazer Dra?Por favor me oriente .
Muitíssimo grata!
Nivia
Meu e-mail:nivia_santos_melo@hotmail.com

Alessandra disse...

Olá Dra. boa noite.
Tenho um filho de 4 anos e 5 meses e outro de 6 meses. Meu filho de 4 anos não consegue fazer cocô no vaso, ele pede pra colocar fralda, xixi ele faz numa boa desde os dois anos, nem pra dormir ele usa mais desde essa época, mas cocô ele não consegue fazer. Percebi que depois que meu segundo filho nasceu a situação piorou, porque antes quando a gente percebia que ele queria fazer a gente corria com ele para o vaso e ele acabava fazendo, mas depois que o segundo nasceu ele passou a nem querer sentar no vaso mais e o pior é que ele nem se incomoda com a fralda suja. Não sei mais o que fazer, já oferecemos presente, passeios, brigamos, tentamos conversar, contamos histórias pra ele, comparamos com outros amiguinhos dele, enfim, estamos esgotados com essa situação. Se puder me dar alguma luz que possa me ajudar eu ficarei muito grata. Alessandra

Alessandra disse...

Meu e-mail

alesgonsalves@gmail.com

Patricia disse...

Dra. Claudete, assim como todos pais e mães aqui estou com o mesmo problema... Minha filha de 2 anos e 5 meses começou a tirar as fraldas na escolinha junto com todo o grupo. Praticamente todas as meninas estão bem, escapando o xixi ou cocô uma vez ou outra, mas minha filha faz o cocô na calcinha sempre, de duas a três vezes ao dia. O xixi ela pede e sai até correndo para o banheiro e fica super feliz com o peniquinho que toca música, mas com o cocô não tem jeito... Vai para um canto de repente e volta falando que fez cocô e que quer ser trocada. Também como muitas mães já ofereci recompensa, chocolate, passeio, falo que fico muito triste com ela... nunca bati mas estou chegando no meu limite... não sei o que eu estou fazendo de errado ou se tenho que agir diferente... as vezes tenho vontade de deixar ela um pouco suja para que ela sinta o incômodo, mas ela fica assada muito rápido então toda vez que ela vem eu falo que estou triste e a troco. Gostaria de aconselhamento se possível. Obrigada Patricia
Email popak@uol.com.br

nelma disse...

Dra. claudete estou passando pelo mesmo problema meu filho de 2 anos e 7 meses faz o xixi certinho no vazo mas o cocô não tem jeito só faz na calça. gostária de aconselhamento.
grata. Nelma
nelmaemail@gmail.com

renato disse...

Olá!sou pai de uma menina de 3 anos,e já faz quase 1 ano que ela não usa mais fraldas,porém cocô ela só faz nas calcinhas,as vezes escondida.sinto que cada vez que começa a sentir vontade de defecar ela já fica tensa com a situação,porque a mãe já não tem mais paciência e já parte para agressão.temo por algum trauma.por favor!me ajudem!!!(renatogaroupa1@gmail.com)

Viviane disse...

Bom dia, minha filha tem 2 anos e 8 meses e tem verdadeiro pavor de fazer coco, até mesmo qdo está com prisão de ventre ela segura, o coco dela é normal, não machuca, consistência boa, ficou traumátizada logo que deixou a fralda pois o coco ficou retido e precismos utilizar supositório e doeu muito pois empedrou. Me ajude por favor, não sei mais o ke fazer. (vivianeefrank@gmail.com)

Anônimo disse...

Olá Doutora, a minha situação é bem parecida com as citadas acima... estou desesperada procurando solução para o caso do meu filho tem mais de 4 anos está fazendo xixi nas calças e agora está fazendo cocô. Já tentei de tudo e me sinto mal por não conseguir resolver este problema. Obrigada!
email: fernanda_talita@hotmail.com

Juliana disse...

Olá, Semelhante aos outros pais também tenho problemas com o meu filho de 3 anos e 8 meses. Ele faz xixi no vaso tranquilamente e até senta no vaso para fazer o coco, mas quando a vontado vem de verdade ele segura para não deixar o coco saír.
As vezes forçamos ele a ficar no vaso e ele chora e grita. Mas só forçando que ele faz. Fico preocupada em não traumatizar o meu filho. Já contei historias de coco, mostrei vídeos de crianças fazendo coco no vaso. Mas ele ainda segura até não aguentar mais quando acaba fazendo nas calças ou no vaso se eu estiver forçando ele a ficar lá. Não sei de que ele tem medo.
Nós também já fazemos o incentivo a cada coco ele ganha uma carinha feliz e no final de sete carinhas ganha um presente.
Mas ele ainda segura. todas as carinhas que ganhou foi na marra.
Preciso de ajuda.
Meu e-mail é julimelcoal@yahoo.com.br

Monalisa disse...

Olá Claudete.
Minha filha desde os 2 anos tem medo de fazer coco no vaso.Hoje ela esta com 6 anos e tranca o coco,chega a ficar 1 semana sem fazer.Já fiz de tudo até em psicologo e psiquiatra levei e nada adiantou.Já ameacei de tirar o pinico e acabei comprando outro pq ela fazia semanas que não fazia,como bateu desespero de minha parte comprei um novo e bonito para identiva-la,mas nada adiantou,só fez como umas duas vezes e até agora mais nada.
O que faço,não tenho mais ideias para acrescentar na ajuda,ela camufla bem quando esta trancando o coco.Sei que ela sofre pois vejo no seu olhar as olheiras que ficam,fora que ela não quer comer para não fazer coco.
Se puderes me ajudar fica grata.

monalisa.fleischmann@bol.com.br

Anônimo disse...

como todos voces tambem passei por essa situação, e so atraves da net descobri que meu filho de 6 anos tinha encoprese e lendo esses comentarios, resolvi tentar fazer como uma das maes, que passou a dar laxante natural para o seu filho, para que ele fizesse o coco todo de ma vez.E eu comecei a dar para o meu filho, toda sexta feira a noite, devido a escola e ele começou a fazer todo o coco no sabado e passou a não sujar mais as cuecas.Comecei com esse processo em fevereiro de 2013,deu certo,e hoje 4 meses depois,ele não esta mais tomando o laxante, porque o intestino dele regularizou e ele vai ao banheiro,senta no vaso, o que ele não fazia e o coco sai todo de uma vez naturalmente.As vezes nem acredito,que todo aquele tormento, o conflito familiar que isso estava causando acabou.Vale a pena tentar esse metodo,para que a gente não veja mais o sofrimento,a vergonha e a angustia deles.Espero que contando essa experiencia que tive, eu possa estar ajudando maes e pais desesperados com essa doença.Tenham fé de que tudo vai se resolver.

Thais disse...

Olä dra, Fique tão feliz de ter encontrado esse site, e surpresa de vê tantas pessoas passando pela mesma situação, passo pelo mesmo problemas com minha filha de 8 anos, ela só faz o cocô nas calças,não sei mais o que fazer, já briguei, já bati, já foi ao psicologo, mas nda resolve... Li um comentário de um anonimo, no qual ela diz que o laxante resolveu o problema dela, será que faço essa tentativa? E eu meu marido já estamos desesperados e com medo do que isso possa causar a ela.
Semana passada ouvi de uma amigo que um conhecido dele tem 21 anos e faz cocô nas calças, ai fiquei mais louca ainda!! Preciso de ajuda, pelo amor de Deus!! meu email: paesfranco@hotmail.com

Cézar Melo disse...

Olá Drª O meu filho de 6 anos esta assim também, só faz cocô na cueca e não consegue fazer no banheiro o irmãozinho dele faz tranquilamente, nós estamos usando ate um laxante que é insuportável de usar é muito invasivo e não aguento nem a minha esposa consegue mais. Nos ajude a resolver essa situação. Meu e-mail é cezarmelojr@gmail.com

Anônimo disse...

Boa noite, Dra. Sou Mariana e gostaria também de sua ajuda. Estou passando pelo mesmo problema que todos citaram acima. Tenho um filho de 4 anos e 8 meses que faz xixi no vaso, em pé, porém, o cocô, de forma alguma. Não espontaneamente, somente quando o levamos e mandamos sentar no vaso. Está passando por momentos constrangedores na escola agora, se sente incapaz.. Tem que ser limpado várias vezes durante a aula e as vezes não quer voltar para a sala por vergonha. Diz que gostaria de fazer o cocô no vaso, mas não consegue. Queria sua orientaçao para saber se estamos fazendo algo errado e o que fazer!

Obrigada.

marymtt@hotmail.com

Nina disse...

Olá! minha filha fez 6 anos, de 1 ano pra cá ela consegue fazer coco no vaso, mas antes somente na calcinha. Qdo fica muito ansiosa, agitada e às vezes nem isso ainda suja a calcinha, ela diz que foi sem querer, pede desculpas, lava a calcinha, mas volta a fazer... Levei durante 1 ano na psicologa infantil, nao vi resultado... a primeira vez que fez no vaso, foi pq eu entrei em desespero e chorava compulsivamente, aí chorando tbem ela sentou e fez... uma pediatra já me disse que pode ter problema com promiscuidade qdo na vida adulta crianças assim... e a psicologa disse que é problema de relacionamento com o pai, que realmente não é uma pessoa meiga e carinhosa com ela... preciso de orientação... o pai e a avó paterna tem diagnostico de depressão e transtorno bipolar de humor, ela tbem tem um comportamento bipolar as vezes... meu e-mail: lulu74rodrigues@gmail.com

Anônimo disse...

Tenho uma princesinha de 3 anos e não aguento mais ela faz o xixi até sozinha, mas o coco não tem jeito .Já fiz promessas de dar o que ela quer, já tirei o que ela gosta e nada estou a ponto de estourar, por favor me ajude.

Anônimo disse...

bom dia Drª Claudete.

Meu filho tem 3 anos, antes morávamos ao lado casa dos meus pais e agora me mudei para outra casa, somos nós dois apenas. mas o contato com meus pais ainda é o mesmo, a residencia fica próximo. Só que percebi mudança no seu comportamento, os calundus (birras) aumentaram, chora para não ir para escola e agora algumas vezes faz xixi na cama e ate na roupa. Ele é uma criança muito agitada, e poer vezes não sei lidar com isso ficando nervosa também. Sei que essa não é a melhor forma, mas as vzs foge do meu limite. Por favor me ajude. Meu e-mail é sheylla.ead.letras@gmail.com

Anônimo disse...

Eu quero ajudar meu filho ele já vai fazer 5 anos mês que vem não aguento mais brigar com ele por causa de coco na calça,isso me deixa muito nervosa e eu não sei mais o que fazer.Obrigado
edilainejardim@hotmail.com

Anônimo disse...

Dra me ajude, meu filho tem 3 anos e 4 meses, só faz coco na cueca, tentei prêmios, historinhas, redutor de assento, pinico musical etc mas ele não aceita, ele tem noção de que está com vontade de fazer o coco, então não é fisiológico. O xixi ele avisa vai ao banheiro, nem faz xixi a noite na cama. Tenho um filho de 12 anos que não apresentou nenhum problema no desfralde. Se puder me oriente, estou na maior angústia! Email beta.ferrari@ig.com.br muito obrigada

damaris disse...

Boa tarde!!
Dra. Sou Damaris gostaria de sua ajuda. Tenho meu sobrinho com 7 anos de idade e já faz algum tempo que vem fazendo coco na cueca, minha irmã já levou ele em medico pois só tratam de amenia e diz que esse problema que ele tem tem haver com a escola, gostaria que a senhora me desse uma ajuda de como procedes pois da muita pena dele, ja conversemos com ele, já expliquemos para ele fazer no banheiro mais nao adianta. Fico no aguardo de uma resposta. Obrigada
Damaris
daris_steffens@hotmail.com

Maria Vitoria disse...

Boa noite, ao ver os depoimentos acima parece q estão falando da minha filha. Minha filha tem 3 anos e 2 meses e a uns 6 meses largou as fraudas, no entanto a um mes e meio voltou a fazer coco na calça, o xixi ela pede para ir no banheiro, mas o coco ja tentei de tudo e nao consigo argumentar. Ela se isola e qdo vejo ja fez, qdo vejo q ela vai fazer e a chamo para ir ao banheiro ela diz q não está com vontade e em seguida faz, não sei mais como agir ja fiz tudo o q achava q poderia ajudar, mas não deu certo. Gostaria de ajuda.

Anônimo disse...

Boa tarde,
Ao pesquisar sobre o que acontece com o meu filho de 10 anos, cheguei ao seu blog e lendo os depoimentos identifiquei muitos pais com o mesmo problema que ele apresenta, quase como se fosse uma coisa comum, porém espero que não seja. No caso do meu filho, é esporádico, não acontece sempre, mas é muito inconveniente sempre que ocorre. Gostaria de sua ajuda. Obrigado. email: vladperuzzo@uol.com.br

Anônimo disse...

boa noite hoje pesquizando na net descobri o seu site e ate chorei, poi identifiquei meu filho de 9 anos que desde largou as fraudas nunca conseguiu não sujar a cueca , estão sempre com borrões e as vezes ate com fezes mesmo... eu achava que fosse preguiça ou ate desleixo ,mas lendo os depoimentos percebi que é um problema .Por favor me ajude não sei o que faço. meu email é lai_lu@hotmail.com

Anônimo disse...

OLA,
TENHO UM FILHO COM 3 ANOS E 4 MESES,ELE SEMPRE SE ESCONDIA P FAZER COCO, NUNCA FOI MUITO FACIL TIRAR A FRALDA IR P O PENICOENFIM TODA ESSA FUNÇÃO DO DESFRALDE.
HJ ELE FAZ NAS CALÇAS MAS VEJO Q ELE SABE Q ESTA FAZENDO MAS SE NEGA A SENTAR NO VASO..........É UM SUFOCO TENHO VISTO Q NÃO SOU A UNICA E É MUITO BOM SABER ISSO.........MAS FICO MUITO ANGUSTIADA E ACABO NÃO CONSEGUINDO AJUDÁ-LO! ESTOU NA TERAPIA COM ELEL HA 4 MESES MAS NÃO SINTO NENHUM EFEITO..............GOSTARIA DE UMA ORIENTAÇÃO MELHOR.......USEI LAXANTE UMA SEMANA ELE SENTIU DORES DE BARRIGA E FAZIA NAS CALÇAS IGUAL SÓ Q COMO UM DIARREIA...........NÃO SEI MASI O Q FAZER !!!

Anônimo disse...

Olá, bom dia. Tenho uma filha de 3 anos completados agora dia 27/10 e de uma semana pra cá começou a fazer cocô nas calças, na escola, na casa de parentes e não sei o que fazer? Não sei se é o fato de eu estar grávida que está causando ciumes nela. Eu só sei que antes ela fazia direitinho. Preciso de ajuda, pois não sei como lidar com a situação e fico muito brava. Meu email é ingrid_max3@hotmail.com. Obrigada

Maria de Fátima Silva disse...

Ola me chamo Fátima, meu filho tem 3 anos e 8 meses e ainda precisa usar fraldas para fazer coco. E só consegue fazer com ajuda de laxantes, ele não é ressecado mas de tanto segurar acaba ficando. Não sei mais o q fazer me ajudem.

emiliana disse...

ola chamo-me emiliana,meu filho faz amanha 5anos e nao sei o que fazer mais para ele deixar de fazer coco nas cuecas.ajudem-me por favor meu mail é Emiliana2009@live.com.pt

Rebeca disse...

Olá, estou com o mesmo problema. Meu filho saiu das fraldas durante o dia tem quase 1 mês. Pede sempre pra fazer xixi no vaso, mas o coco que tbm pedia no início , agora faz na cueca e só depois que me pede pra fazer coco. Pois ele faz 1º pra depois dizer que quer fazer. As vezes ele fica escondido quietinho e faz o coco. Agora que ele começou na escola, está fazendo a mesma coisa lá.Como posso agir. Já conversei, tentei recompensas, falei que estava ficando triste e tal...
rebecabello@gmail.com

Quel disse...

Olá, minha sobrinha de 3 anos e 8 meses também faz cocô nas calças, a reação da minha irmã é de imediata repreender batendo e brigando com ela, inclusive fez ela cheirar o próprio cocô, já havia dito para ela que isso não é o certo a fazer que poderia prejudicar o desenvolvimento dela, mas ela não me dá ouvidos e é uma pessoa difícil de se conversar, sei que minha sobrinha precisa de ajuda, só queria saber como posso ajudá la, preciso de uma orientação de como posso estar de certa forma também orientando minha irmã quanto a isso.

Anônimo disse...

Oi pessoal aqui é Renato
natosferreira@hotmail.com
Meu filhinho tem 4 anos e nós últimos 2 dias fez coco na roupa dormindo durante a noite.
Estou muito preocupado com o que pode estar acontecendo, pois ele sempre acordou para ir ao vaso.
Será algo psicológico?
Ele acorda sem lembrar que fez!
Ou será incontinência fecal?
Estou desesperado!...

Luzia disse...

oi sou lUZIA meu filho se esconde debaixo da cama, diz que n consegue de jeito nenhum nem no vaso, nem no pinico, tem vergonha segura o coco qdo vai pra creche ele tem 4 anos, me oriente por favor bj meu e-mail é...
lujovinski@hotmail.com

Anônimo disse...

Meu neto tem 15 anos de vez em quado faz coco nas calça esto muito preocupada.Acho que e psicológico mas as vezes acho que e porque ele não quer largar o jogo no computador,mas estou desconfiada de outras coisas alem de que ele fica muitas horas sem comer e depois come de mais.Mas tenho observado que quado os pais chama atenção dele a situação piora. Mas eu gosta ria de saber se tem algum tipa de doença ou outras coisas que posa estar fazendo coco nas calças.Obrigado
nildaapsantos2@gmail.com

Anônimo disse...

Meu neto tem 15 anos de vez em quado faz coco nas calça esto muito preocupada.Acho que e psicológico mas as vezes acho que e porque ele não quer largar o jogo no computador,mas estou desconfiada de outras coisas alem de que ele fica muitas horas sem comer e depois come de mais.Mas tenho observado que quado os pais chama atenção dele a situação piora. Mas eu gosta ria de saber se tem algum tipa de doença ou outras coisas que posa estar fazendo coco nas calças.Obrigado
nildaapsantos2@gmail.com

Anônimo disse...

olá! Eu estou vivendo numa loucura... pois tenho um filho de 10 anos e ele faz coco na roupa. Diz que não sente dor , quando ver ja fez, e o pior que fica ainda com a roupa suja até que eu veja. Eu fico louca, termino ficando nervosa e chego a dar uns tapas. Tento não batê-lo mas é terrível ver a cueca muito suja e é todos os dias e durante o dia são várias vezes . ME AJUDA PELO AMOR DE DEUS!!! Agora mesmo tive que vir aqui na internet pedi um socorro, que fazer, que médico levar? Meu contato é Email: irinaide_coelho@hotmail.com

Maysa disse...

Olá td bem? Tenho uma filha de 3 anos e 4 meses e não consigo que ela faça coco no vaso ela pede para por fralda, xixi ela faz normal, a noite tb ela nao consegue segurar o xixi o q devo fazer? meu contato é maysa.stz@bol.com.br me ajude por favor

Anônimo disse...

Boa noite, Claudete. Preciso de ajuda em relação à minha filha, que também não consegue fazer cocô no vaso. O xixi ela faz numa boa, mas quando sente vontade de fazer cocô, só consegue na fralda. Já tentamos de tudo, desde conversas e orientações da psicóloga e da pediatra, até ler historinhas e ver filmes com ela no banheiro,mas ela, quando senta senta no vaso, passa um tempo enorme e não consegue fazer cocô. Basta pôr a fralda que o cocô sai de imediato. Ela tem 3 anos e 5 meses. Não sei mais como proceder. Por favor, me ajude.

Lori disse...

Olá. Meu filho tem 3 anos começou o desfralde há seis meses, em seguida, começou a pedir para fazer xixi. Hoje vai ao banheiro sozinho para fazer xixi, tranquilamente. não faz xixi, nem durante a noite. Acorda para fazer xixi, embora use fralda neste período. Mas cocô, está difícil, faz na cueca ou na fralda. Se levarmos ao vaso até faz cocô na privada. Comemoramos, damos tchau para o cocô e ele fica super feliz. Se não conseguimos colocá-lo para fazer cocô (porque ele não pede), afinal nem sempre sabemos o horário pontual de fazer cocô, ele faz na calça mesmo. Como levamos de 3 a 4 vezes ao dia para ele tentar, nem sempre ele quer ir ao vaso. E aí parece que o organismo desanda e o normal de 2 cocôs ao dia passa a 4 vezes nos horários mais imprevisíveis. O que fazer? lori.psp@gmail.com

Anônimo disse...

Boa noite, meu filho tem 12 anos faz coco na calça constantemente, ele disse que não sabe pq, que não sente qdo está com vontade coisas assim, não sei se ele se distrai brincando e não sei mais o que fazer já tentei conversar, explicar , entender, brigar, colocar de castigo, fingir que não vejo, mas a cada dia que passa fica pior. Gostaria de aber se pode me ajudar me orientar como proceder pq já teve vezes de eu querer bater nele e tento me segurar mas a cada dia que isso acontece não sei mais como agir. Já o levei ao psicólogo mas de nada adiantou fez mais de 20 sessões. Se puder me orientar melhor ficarei muito agradecida. Abraços .

e-mail mari120638@hotmail.com

Daniele disse...

Dra me ajude tb.. Meu filho tem 3 anos e 9 meses, faz xixi normalmente, mais coco só na cueca um pouquinho e se digo p irmos pro banheiro nunca aceita faz ate birra... Levo na marra aí ele faz o restante no vaso.. Qd pergunto pq nao pede da mamãe ele diz pq nao peco...conversou, brigo, fico nervosa.. Me ajuda.. danielenascimento2304@Yahoo.com.br

Anônimo disse...

o min ajude ja nao sei mas o que fazer,minha filha de 5 anos fika se prendendo pra nao fazer coco,ela disse que doi e fica se prendendo,estou apavorada ja dei remedio pra ela sentir colica e fazer,mas ela nao faz estou dando lactose,ja conversei,ja castiguei ja bati e nada ,min de uma soluçaõ

Anônimo disse...

Ola, meu filho tem 4 anos e 11 meses e há algumas semanas começou sujar as cuecas de coco. Ele fica o dia inteiro na creche em q trabalho como professora, mas não fica comigo, e lá não suja a cueca, so qdo chegamos em casa e q costuma fazer. Estou muito preocupada, sou separada há 1 ano e meio e meu filho mais velho de 12 anos tem problemas q trato c neuro e psicologa. Me culpo muito pois jáo agredi fisicamente c tapas por ter sujado a roupa. Foi qdo resolvi pesquisar pra procurar ajuda q vi q há muitos casos parecidos com o do meu filho. Ah, ele não tem problemas de constipação, nunca teve. Sempre ia regularmente ao banheiro. Peço ajuda pra poder lidar c essa situação e com meu filho. Obrigada, profeelen@ gmail.com.

LUCIANA SOUZA disse...

Oi Minha filha de 3 anos e meio também não consegue fazer cocô no vaso,ela se esconde e faz na calcinha e se estiver de fralda faz na fralda. O xixi ela não tem problema,pedi e até vai sozinha. O que eu faço me ajude,pois é angustiante e me sinto incapaz todas as vezes que isso acontece. Já fiz de tudo,recompensa,comprei penico com música,redutor de vaso...enfim...não sei o que fazer!!