Problemas no relacionamento são os campeões no Divã


A psicoterapeuta Claudete de Morais conta que a grande dificuldade das pessoas que a procuram, está ligada ao relacionamento, "mas essa dificuldade na maioria das vezes já vem lá do início da vida, do próprio relacionamento familiar, que se não foi bem elaborado, provavelmente reflete na dificuldade de um relacionamento harmonioso com futuros companheiros na vida adulta".O relacionamento 'ideal', segundo ela, é a relação amorosa independente. "Cada um levando sua vida, respeitando o direito de ir e vir do outro, sem posse, sem ciúme doentio, com transparência, respeito, cumplicidade, diálogo e claro, a química, a libido aflorada, a atração física, que tem que existir", enfatiza Claudete.
A falta de diálogo é o carro chefe para os atendimentos realizados com casais, a chamada 'terapia de casal' e o trabalho pode surtir resultados muito positivos, se as duas partes estiverem dispostas a (ré) construir a relação.
O que acontece muito é que o casai não se comunica mais, e quando um fala, o outro já é agressivo e então nem se fala mais, nem se conta mais as conquistas, as coisas boas por medo da reação do (a) parceiro (a) e acabam ficando nos assuntos banais e claro, isso afasta cada vez mais.

"Os problemas no relacionamento iniciam por falta de comunicação e se constrói uma barreira invisível e o distanciamento fatalmente vai acontecer".Outra questão frequente, continua Claudete, é que os casais trazem problemas de terceiros, que se misturam à relação e a terapia entra como um aprendizado de como falar com o parceiro e dentro do consultório eles sentem-se encorajados a falar. "Aprendem também a separar o que é deles e o que é dos outros. O que posso afirmar é que, se existe amor, existe a possibilidade da relação ser construída, mesmo que o casal pense que não", encerrou a psicoterapeuta.




Fonte: Entrevista cedida ao jornal Página 3 por Claudete de Morais do dia 6 de junho de 2009

Um comentário:

Anônimo disse...

Adorei, este texto pode ajudar muitos casais por aí!