Quem somos?

 

Estamos em um processo de construção contínua, muitas vezes nos surpreendemos com nossas ações, entramos em conflitos, não aceitamos o que percebemos, negamos ou projetamos a dificuldade. O problema não é meu e sim do outro, como alternativa pode  ocorrer uma somatização, portanto adoecemos fisicamente. O que fazer? O desejo é de mudança, porém a mesma implica em sairmos da zona de conforto, exige investimento, esforço, porém o mais importante é responder esta pergunta:

Quem é você? O que você deseja realmente?

Ressaltando a importância do autoconhecimento usarei um aforismo grego, citada por Sócrates, “Conhece-te a ti mesmo.” Este é o principio de tudo, para encontramos a satisfação e a alegria em viver, é fundamental este conhecimento, de quem somos.

Partindo da premissa de Freud, “Não somos apenas o que pensamos ser. Somos muito mais, somos também o que lembramos e aquilo que nos esquecemos; somos as palavras que trocamos e os enganos que cometemos; os impulsos a que cedemos, sem querer”.

Somos tudo isto, desvendar o nosso próprio enigma é fascinante. No processo terapêutico temos a oportunidade de mergulharmos em nossas contradições, medos, inseguranças, nas raivas enferrujadas e nos desejos negados, muitas vezes estrangulados. Comparo este processo ao de renascimento, assim passamos a olhar para o nosso interior de forma carinhosa e corajosa. Descobrimos que somos muito o discurso do grande outro, dos desejos da mãe, do pai, de amigos, da sociedade e muito pouco dos nossos reais desejos.

Lembro então do grande poeta Fernando Pessoa, em um de seus poemas, pontua “procuro despir-me do que aprendi, esquecer-me do modo de lembrar que me ensinaram, raspar a tinta que me pintaram os sentidos e desencaixotar as minhas emoções verdadeiras, desembrulhar-me, ser eu”.
Está é a grande conquista, ser  apenas EU. Reconhecer minhas aptidões, qualidades, desejos e deixar aflorar o ser real. Ressaltando a importância de acreditar nas possibilidades do querer e da busca com determinação. Fortalecer-me na crença, que serei capaz de alçar meu legítimo voo, nas asas da liberdade reconstruindo minha história!!

Claudete de Morais – CRP 12/01167

Doutoranda em psicologia clínica.

Nenhum comentário: