Conheça um pouco mais sobre Hipnoterapia. Assunto abordado em uma entrevista com Dra. Claudete de Morais, para o Jornal O Atlântico de Itapema SC.


1       1-    O que é Hipnoterapia?
Hipnoterapia é um método psicológico rápido e eficaz, utilizado  na remoção de traumas e na mudança de padrões comportamentais, através de programação indutiva ao nível do subconsciente e inconsciente do ser humano. Ocorrendo no período em que o mesmo se encontra no estado alterado de consciência, do transe hipnótico. Neste estado as mensagens positivas emitidas por meio da técnica, passam pelo sistema límbico, centro regulador de certas funções externas e a causa de certos comportamentos patológicos. O sistema límbico é formado por várias estruturas cerebrais, que geram respostas fisiológicas diante dos estímulos emocionais. Os quais estão relacionados com a memória, atenção, emoções, personalidade e conduta. 
   2- Para que casos estes método  se aplica?
É utilizado na remoção de traumas psicológicos, na mudança de padrões comportamentais, na ressignificação de crenças limitantes, nos transtornos de estresse pós-traumáticos, crises de ansiedade, pânico, depressão, insônia, fobias, obesidade, desvios de conduta, timidez, stress, compulsão, baixa autoestima, etc.
  3- Existe algum risco em fazer uma tratamento terapêutico que use a hipnose?
A hipnose produz um estado de relaxamento corporal, a respiração fica mais lenta e regular, o ritmo cardíaco diminui e todo corpo relaxa. Isto já representa um ganho para pessoa. Porém existem várias tipos de técnicas, a escolha da mesma deverá ser definida após o psicodiagnóstico. O desenvolvimento requer responsabilidade e experiência do profissional que a utiliza.
Autoria: Claudete de Morais – Psicóloga com formação psicanalítica – CRP 12/01167

Fonte: Jornal O Atlântico – Itapema de 26/07/2014

Um comentário:

Anônimo disse...

Bem interessante este método psicológico.
Existem tantos problemas que poderiam e podem, ser amenizados com este método.