O que Você sabe o que é Bipolaridade?

Você sabe o que é a bipolaridade? Conheça melhor este quadro clínico!!!
Parte do texto retirado da entrevista com a psicóloga Claudete de morais dada  à Revista Bem Estar
Quais são as características do Transtorno de Bipolaridade?

Todo mundo pode um dia estar explodindo de felicidade e no outro, acordar querendo matar o primeiro que cruzar em sua frente. No entanto, para aqueles que  sofrem de Transtorno Bipolar, as mudanças de temperamento são mais extremadas e sérias.  Para a psicóloga Claudete de Morais, é preciso muito critério para avaliar e diagnosticar essa doença, por isso é necessário buscar ajuda de um psiquiatra e do psicoterapeuta. "Oscilações de humor são normais, porque vivemos entre as polaridades, o bem e o mal, o certo e o errado; mas sempre com equilíbrio, o bipolar não tem esse equilíbrio", analisa.
Nesta fase de mania ou depressão, a pessoa apresenta modificações na forma de pensar, agir e sentir e vive num ritmo acelerado, assumindo comportamentos extravagantes, como sair comprando compulsivamente tudo o que vê pela frente. As causas podem ser hereditariedade, alterações químicas, estresse, biológicas, genéticas e sociais, portanto não são inteiramente conhecidas. Salienta-se que também podem ser provenientes do uso de substâncias químicas. Dependendo do quadro clinico serão dois tratamentos para o transtorno bipolar e para dependência. É um dos quadros mais difíceis de tratar", aponta a psicóloga  do alto de seus 28 anos de experiência clínica.

Quais as alterações funcionais do cérebro, decorrentes dos Transtornos Bipolares?

Sabe-se que os transtornos bipolares estão associados a algumas alterações funcionais do cérebro que possui áreas fundamentais para o processamento de emoções, motivação e recompensas. Outro componente envolvido com os transtornos bipolares é a produção de serotonina no tronco-cerebral, uma substância imprescindível para o funcionamento harmonioso do cérebro. “E uma doença muito séria, pois é comum vir acompanhada de ideias suicidas”.


Quais são os sintomas do Transtorno Bipolar?

Uma pessoa com transtorno bipolar sofre alterações de humor, desde mania até a depressão, com períodos de "normalidade". Essas alterações podem durar de semanas a meses.
Durante a fase de mania, a pessoa pode sofrer dos seguintes sintomas:
Sentir-se como "no topo do mundo" e ter abundância de energia,
Falar e pensar rapidamente
Pensar que é invencível
Ter comportamentos imprudentes ou perigosos para si e outros ao redor
Ter delírios de fama e grandeza
Sofrer de falta de sono e irritabilidade exagerada
Sintomas durante a fase depressiva:
Tristeza profunda
Perda de todo o interesse em outras pessoas e atividades usuais
Sentimento de cansaço contínuo
Dormir mais que o comum ou ter insônia
Queixa de dores inexplicáveis
Risco de suic
ídio
O transtorno da bipolaridade pode limitar profundamente e causar muito sofrimento para o doente, como também, para a família e amigos. “Torna-se necessário um tratamento medicamentoso e psicológico, para dar suporte ao doente como também, às pessoas que convivem com o bipolar”, orienta a Psicóloga Claudete de Morais. 


2 comentários:

Janaina disse...

Nossa, muito me agregou esse texto muito bom

pedro disse...

Sim bem assim