Não fui eu!!


Rosto endurecido, olhar perdido,
Lábios fechados, silêncio dobrado,
Corpo franzino, andar cansado,
Com apenas nove anos de idade.
Não revelava a ninguém o som de sua fala;
Curiosos todos perguntavam, é mudo?
As professoras informavam que segundo a mãe, não era.
Na escola todos o agradavam para sua voz conhecer.
Os lábios continuavam fechados, o silêncio dobrado.
Encaminhado para a terapia,
No silêncio, selado ficava.
A terapeuta não desistia, continuava com a ludoterapia.
Algumas conquistas ocorriam,
Um vínculo afetivo se estabelecia.
Após vários meses, ao brincar com seu baú de brinquedos,
Retira do baú: barbante, papel e algodão.
Com paciência amassa o papel, junta o algodão e enrola o barbante ao redor do mesmo.
Vai até a cozinha pega uma caixa de fósforos, vem correndo e risca o fósforo.
Ao ver a chama de fogo crescer grita:
” Não fui EU!!!! Não fui EU!!!!
Sai correndo, chorando sem parar!
Pela primeira vez a terapeuta ouve a voz do menino.
Ao romper o silêncio, em sua defesa gritava.
O silêncio encobria a dor, o medo e, a culpa.
Gritando rompe o silêncio, rompe a culpa.
Rompe à dor, enfrenta o medo,
A liberdade conquista!

Aos quatro anos de idade a casa deste menino foi incendiada, enquanto ele e seu irmão menor dormiam. Seus pais não estavam, haviam saído para trabalhar. Segundo depoimento deles, quando chegaram em casa, o fogo já havia destruído tudo. O menino de quatro anos estava próximo de uma árvore encolhido e seu irmãozinho havia morrido queimado. Durante o processo terapêutico, o menino revelou sua dor e culpa, por não ter conseguido salvar o irmãozinho. Ao elaborar a culpa e fazer enfrentamento de seus medos, passa a interagir, a falar e a integrar-se no contexto social.

*Artigo inspirado em fatos reais*
Autoria, produção e publicação
Claudete de Morais
Psicóloga CRP/12/01167.

9 comentários:

Anônimo disse...

Claudete,
As imagens que voc~e usa no site são lindas!

Clara Maria disse...

Meu esposo tem uma filha de sete anos e ela anda frequentemente defecando na roupa...E assim o mais estranho que conversei com ela ela não fala nada fica de cabeça baixa o tempo inteiro...Outro dia na festa da minha sobrinha do nada começou a chorar e não dizia o por que...Pode ter acontecido que alguém ter tentado abusar dela ou ela ter sofrido um abuso?Por favor ajuda-me tenho que tomar providencias..

Anônimo disse...

Claudete, Meu filho vai completar 4 anos na proxima semana e não faz coco no vaso, ele tira a roupa e fica de cueca, vai para o box e faz em pé, ele tem muito medo do vazo e diz que o vazo engole tudo e tem uma boca muito grande. muitas vezes ele senta no vazo mas não consegue fazer força para liberar as fezez, ele faz xixi no vaso desde 1 ano e 8meses, mas o coco, nem a psicologa esta conseguindo, ele esta fazendo terapia a 5 meses e apesar de ter melhorado muito seu humor, socialização ainda continua com muita restrição ao novo e uma dificuldade em se comunicar com estranhos. Tenho outra filha de 2 anos que ja esta sendo desfraldada com muita facilidade, e mesmo assim ele não esta se estimulando ao ver a irmã ir ao banheiro. preciso de sua orientação em como devo agir para ajudálo a amadurecer e superar esses medos.
elisandraws@hotmail.com

ROSEMEIRE disse...

ESQUECI DE DEIXAR MEU EMAIL,DEIXEI UM PEDIDO DE AJUDA,MEU NOME É ROSEMEIRE MEU EMAIL É bentorosemeire4@hotmail.com

Anônimo disse...

Boa noite Claudete! Estou em pânico, minha filha tem 6 anos e faz coco na calcinha o dia inteiro, já bati muito, deixei de castigo, prometi presentes, e nada adiantou, não tenho condições de pagar psicóloga e vejo relatos de que não tem idade para parar. Me ajude por favor! Socooooooorro. Meu email multmanu@ hotmail.com.br

Anônimo disse...

boa noite Claudete!Estou sem saber mais o que fazer meu filho tem quase quatro anos de idade,ainda faz coco na cueca já esta na escolinha e faz coco perto dos amiguinhos da classe,em casa já noa sei mais o que fazer,todas as vezes ensino que tem que fazer coco no vaso que e feio fazer assim ,que eu fico muito triste com essa atitude dele,por duas vezes comprei piniquinhos,assento p o vazo,nada dele aceitar tudo isso,pois passo situações de constrangimento em lugares públicos com ele,e já ate algumas vezes dei algumas palmadas,mais nada paresse resolver definitivamente já não sei mais os argumentos p ele usar o vaso sanitário,e para piorar ele não mais avisa que esta de coco na roupa se deixar fica tempo assim,por favor me ajuda meu email deboracassimiro@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Anônimo disse...

boa noite Claudete!Estou sem saber mais o que fazer meu filho tem quase quatro anos de idade,ainda faz coco na cueca já esta na escolinha e faz coco perto dos amiguinhos da classe,em casa já noa sei mais o que fazer,todas as vezes ensino que tem que fazer coco no vaso que e feio fazer assim ,que eu fico muito triste com essa atitude dele,por duas vezes comprei piniquinhos,assento p o vazo,nada dele aceitar tudo isso,pois passo situações de constrangimento em lugares públicos com ele,e já ate algumas vezes dei algumas palmadas,mais nada paresse resolver definitivamente já não sei mais os argumentos p ele usar o vaso sanitário,e para piorar ele não mais avisa que esta de coco na roupa se deixar fica tempo assim,por favor me ajuda meu email deboracassimiro@yahoo.com.br

Anônimo disse...

boa tarde!! tenho um filho de 7 anos e desde os 5 anos ele começou a sujar a cueca o dia inteiro toda hora tem que mandar ele se limpar ta tentei de tudo levei no medico tomou remedio e nada adiantou, ele tem nojo da sua propria fezes eu tenho que limpar quando ele resolve ir ao banheiro nao sei o que faço pois fede muito e fico com e do e com vergonha das pessoas saber disso me ajude obrigado meu imail é cintyalmeyda@hotmail.com

Anônimo disse...

Oi Claudete...Boa Noite! Tenho um filho de 2 anos e 8 meses.Ele faz xixi no banheiro ...pede em casa na escola uma graça...mas o cocô ele faz só na cueca pois tem muito nojo porque uma vez fui limpa_lo e o cocô caiu na perna dele ...agora ele fala q nao vai fazer na patente porque cai na perninha...ele tem nojo pede para limpar e chora....Dai eu comecei a pressioná_lo para fazer na patente falava pra ele q se fizesse na patente eu iria dar uma bicicleta...Ferrou td agora ele mudou o comportamento na escola nao brinca não fala fica quietinho triste...a professora veio me falar chorei tanto tô ne sentindo a pior mãe do mundo...como estou arrependida de ter feito isso...agora ele tá triste ....estou desesperada...Será q ele está traumatizado me ajuda por favor não sei o q fazer...obrigada...meu email..sandra.mathi@hotmai.com