BIPOLAR: Mudanças extremas e sérias de humor

Todo mundo pode um dia estar explodindo de felicidade e, no outro, acordar querendo matar o primeiro que cruzar em sua frente. No entanto, para quem sofre de Transtorno Bipolar, as mudanças de temperamento são mais extremas e sérias às experimentadas pelas pessoas comuns. Para a psicanalista Claudete de Morais, é preciso muito critério para avaliar e diagnosticar essa doença, por isso é necessário buscar ajuda de um psiquiatra e do psicoterapeuta. "Oscilações de humor são normais, porque vivemos entre as polaridades, o bem e o mal, o certo e o errado; mas sempre com equilíbrio, o bipolar não tem esse equilíbrio", analisa.
Nesta fase de mania ou depressão, a pessoa apresenta modificações na forma de pensar, agir e sentir e vive num ritmo acelerado, assumindo comportamentos extravagantes como sair comprando compulsivamente tudo o que vê pela frente. As causas, que podem ser biológicas, genéticas e sociais, ainda não são inteiramente conhecidas. "Pode também ser proveniente do uso de substâncias químicas. Então são dois tratamentos para o transtorno e para a dependência. É um dos quadros mais difíceis de tratar", aponta a psicanalista do alto de seus 20 anos de experiência clínica.

Sabe-se que os transtornos bipolares estão associados a algumas alterações funcionais do cérebro que possui áreas fundamentais para o processamento de emoções, motivação e recompensas. Outro componente envolvido com os transtornos bipolares é a produção de serotonina no tronco-cerebral, uma substância imprescindível para o funcionamento harmonioso do cérebro. "E uma doença muito séria, pois é comum vir acompanhada de ideias suicidas.

Pode limitar profundamente e causar muito sofrimento para o doente, a família e os amigos. É preciso tratamento medicamentoso e psicológico para dar suporte a todo grupo que convive com o bipolar", orienta.

Sintomas do transtorno bipolar:

Uma pessoa com transtorno bipolar sofre alterações de humor, desde mania até a depressão, com períodos de "normalidade". Essas alterações duram de semanas a meses.
Durante a fase de mania, a pessoa pode sofrer dos seguintes sintomas:
Sentir-se como "no topo do mundo" eter abundância de energia,
Falar e pensar rapidamente
Pensar que é invencível
Ter comportamentos imprudentes ouperigosos para si e outros ao redor
Ter delírios de fama e grandeza
Sofrer de falta de sono e irritabilidadeexageradaSintomas durante a fase depressiva:
Tristeza profunda
Perda de todo o interesse em outraspessoas e atividades usuais
Sentimento de cansaço contínuo
Dormir mais que o comum ou ter insônia
Queixa de dores inexplicáveis
Risco de suicídio
Causas do transtorno bipolar:

As causas do transtorno bipolar são incertas, porém há fatores conhecidos por desempenharem papel no risco para nessa doença mental, como:
Hereditariedade
Alterações químicas
Estresse



Fonte: BIPOLAR: mudanças extremas e sérias de humor. Bem Estar, Itajaí, n.20, p. 12, 2009.

5 comentários:

Sandra disse...

Muito interesante.

Anônimo disse...

Eu acho que sou bipolar......
Uma pessoa já tinha me dito e eu não acreditava até ler esse artigo.
mil beijos fui

Anônimo disse...

Olá! Gostaria muito que a senhora escreve mais sobre a parte física do cérebro em pacientes com Transtorno de bipolaridade. Como por exemplos quais as partes do cérebro comprometidas, se esses danos são progressivos e a que ponto um paciente pode chegar se não tratado. Obrigada!

Anônimo disse...

Este é um transtorno bem comum, muitos têm e não sabem... Ótimo texto!

Anônimo disse...

Verdade, muitos tem e não sabem... E alguns fingem que tem.